Nariz negróide é um termo consagrado para identificar um tipo de nariz comum entre os afro-descendentes, embora algumas pessoas de pele branca também possam apresentar essas característocas.
COMO É O NARIZ NEGROIDE?
Eu particularmente gosto mais do termo afro-descendente, mas o termo nariz negróide consagrou-se na Rinoplastia para descrever o nariz com pele grossa, cartilagem fraca, dorso baixo, ponta achatada, narinas arredondadas e base nasal larga.
COMO DEIXAR ESSE TIPO DE NARIZ MAIS HARMONICO COM A FACE?
A rinoplastia tem um arsenal de tecnicas que podem deixar esse tipo de nariz mais harmonico com a face.
Geralmente esse é uma rinoplastia de aumento com necessidade de estruturação. Para isso precisamos de enxertos grandes, retirados da cartilagem costal.
O pedaço de cartilagem da costela é fatiado de forma obliqua que são distribuidos com o intuito de estruturar a ponta nasal.
COMO É A RINOPLASTIA DO NARIZ NEGROIDE?
Existem várias maneiras de fazer o enxerto para aumentar o dorso nasal: um bloco de cartilagem costal, ou com fatias dessa cartilagem posicionadas dentro de uma capa de pericondrio da cartilagem costal, ou ainda com pedacinhos de cartilagem picados até formar um gel. O tamanho da altura do dorso e a quantidade necessária de cartilagem para aumentá-lo definem qual desses enxertos é o melhor para cada caso.
Outro enxerto muito importante é o enxerto de extensão septal. Esse enxerto é o pilar da estruturação da ponta nasal porque ancora as cartilagens da ponta e também os outros enxertos que farão com que a ponta se projete e se defina mais.
Para uma definição bonita da ponta, aquela que vai deixar seu meio-perfil lindo numa selfie, usamos um enxerto chamado alar rim articulado que define os pontos de luz e sombra da ponta nasal.
A PELE GROSSA ATRAPALHA?
A pele grossa é um desafio na rinoplastia porque ela esconde e pesa sobre as cartilagens e para que isso não ocorra, há a necessidade de enxertos maiores. Algumas vezes, principalmente em narizes já operados, a pele é pouco elástica e mesmo que haja necessidade de grandes enxertos, esses precisam ser diminuidos porque não há pele sufuciente para cobri-los.
É mais dificil definir a ponta num nariz com esse tipo de pele.
Ela fica demora para desinchar e definir, mesmo com enxertos grandes.
É POSSÍVEL MELHORAR ESSE TIPO DE PELE?
Sim. Antes da cirurgia fazemos a aplicação do iPRF que é o soro retirado do próprio sangue do paciente apo’s centrifugação. Esse soro é rico em plaquetas, fibrina e fatores de crescimento que ajudam a melhorar a qualidade da pele.
É possível também usar uma medicação à base de isotretinoina geralmente usada para acne, porque diminui e atrofia as glandulas sebaceas. Essa medicação é prescrita no pós-operatório de rinoplastia para os casos de pele grossa, oleosa e cheia de poros abertos do nariz afrodescendente,
Em suma, o nariz com essas caracteristicas nunca vai ter a ponta muito fina, porém com certeza ele pode ficar mais harmonico com o conjunto da face. Não podemos esquecer que o objetivo da rinoplastia é deixar o nariz bem discreto para que o olhar roube a cena!